Você está visualizando atualmente Ovo – Alimento essencial

Ovo – Alimento essencial

Uma alimentação saudável deve ser feita de forma equilibrada, e os benefícios do ovo proporcionam muitos nutrientes como proteínas, cálcio, zinco, fósforo, ferro, aminoácidos, biotina, potássio e selênio. 

O ovo é um alimento muito rico em vitaminas A, D, E e do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12) e todos esses benefícios são ótimos para o bom funcionamento do seu organismo.

Dentre eles estão o aumento da massa muscular, ajuda na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, controle do colesterol e da pressão arterial.

Ele também  combate a anemia, protege a visão e devido ao seu cálcio  previne doenças dos ossos.

O cérebro também é muito beneficiado, e por causa de suas vitaminas do complexo B ajuda a combater a ansiedade e depressão

Ainda  mantém  a saúde da pele,pois é rico em proteínas e se  consumido de forma moderada pode te ajudar a perder uns quilinhos,inclusive ele é  utilizado por muitos atletas, porque além de quase não ter gorduras, é fonte de proteínas e carboidratos do bem.

Além de possuir os mesmos níveis de proteína da carne, o ovo ainda é um alimento acessível à mesa de todas as pessoas por possuir um baixo custo. Qual pessoa não gosta de garantir nutrientes e ainda economizar ?

Infelizmente algumas pessoas ainda desconhecem os benefícios do ovo e a maneira eficaz como pode ser usado nas refeições diárias.

Apenas contraindicado em pessoas que têm alergia a albumina, uma proteína encontrada na clara.

É possível consumir ovos de várias maneiras: frito, mexido, cozido e também incluindo em receitas como omelete, farofa, bolos, tortas, suflês dentre outros.

A maneira e o preparo dos ovos nas diversas receitas também é muito importante, pois poderá se tornar mais calórico, porém se usado de maneira equilibrada trará muitos benefícios à saúde.

É recomendado não consumir o ovo cru ou mal cozido pois ele pode conter salmonela, uma bactéria que no organismo causa infecção alimentar que leva a vários sintomas desagradáveis. Essa bactéria vive na camada externa, ou seja, na casca do ovo, e pode adentrar na gema e na clara, por isso a importância de verificar a validade, aspecto e condições de embalagem, incluindo cheio forte.

Caso perceba isso é melhor descartar o produto. Não é recomendado também deixar o alimento em contato com a água por muito tempo, isso porque a casca do ovo, por ser porosa, quando entra em contato com o líquido pode aumentar o risco de contaminação.

Vale ressaltar a importância de comprar os ovos em uma granja de confiança que irá oferecer um produto de qualidade, tomando alguns cuidados com promoções.

Uma dica para saber se os ovos estão próprios para o consumo sem precisar quebrá-los é encher um recipiente com água e colocar o ovo dentro, na sequência observe, se o ovo estiver fresco irá para o fundo, pois é mais pesado do que a água.

Porém, se o ovo ficar boiando é porque está impróprio para o consumo, caso isso ocorra é recomendado descartar.

Deixe um comentário