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Vantagens dos ovos que você precisa conhecer

O consumo de ovos sempre foi subestimado e, mesmo por muito tempo, foi recomendado limitar sua ingestão a três unidades por semana.

Hoje sabemos que é possível comer um ovo por dia sem inconvenientes e que seu colesterol não aumenta esse lipídio no sangue.

Vantagens dos ovos que você precisa conhecer

1. Tem alto valor nutricional

Os ovos contêm nutrientes valiosos para o corpo, já que, como aponta um estudo publicado na Trends in Food Science & Technology, ele tem uma combinação perfeita de boas gorduras para o corpo e aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Além disso, oferece uma variedade de vitaminas e minerais, como ferro, potássio, vitamina A, vitamina E, magnésio, fósforo, carotenos, ácido fólico e outras vitaminas do complexo B.

Muitos desses micronutrientes têm uma função antioxidante no corpo, então o valor nutricional é duplamente valioso se quisermos beneficiar a saúde através da dieta.

2. Ajuda a perder peso

No âmbito de uma dieta de baixa caloria, o consumo regular de ovos, por exemplo, como parte do café da manhã diário, incentiva a perda de peso, a perda de gordura corporal e a redução da circunferência da cintura, de acordo com cientistas americanos.

Isso pode ser devido ao fato de que a ingestão de ovos, devido à sua grande quantidade de proteína, não apenas produz saciedade, mas também reduz a ingestão calórica nas ingestões subsequentes.

3. Benefícios na saúde visual

O ovo, especificamente a gema de ovo, tem luteína e zeaxantina, dois pigmentos que dão essa cor específica à gema, mas também estão concentrados na retina do olho humano e estão associados a um menor risco de degeneração macular.

O consumo de um ovo por dia foi associado em um estudo publicado no The Journal of Nutrition com maiores concentrações desses pigmentos sem produzir alterações lipídicas.

Isso indica que o consumo de ovo inteiro ou gema de ovo pode beneficiar a saúde visual sem produzir efeitos negativos em outros aspectos do funcionamento do corpo.

4. Eles são o melhor complemento para o treinamento físico

Devido às suas proteínas de alta qualidade, nas quais não há escassez de aminoácidos essenciais e sua alta digestibilidade, os ovos podem ser de grande ajuda na obtenção de energia, bem como na construção muscular e na promoção da recuperação após o esforço físico, como apontam pesquisadores americanos.

Além de ser uma fonte de energia de qualidade, vitaminas, minerais e proteínas que um corpo fisicamente ativo precisa, o ovo tem a peculiaridade de ser rico em leucina, um aminoácido chave nos processos de síntese de fibras musculares, recuperação celular e também na obtenção de combustível energético pelo músculo.

5. Ajuda a prevenir a sarcopenia

A sarcopenia é a perda de massa muscular que pode ocorrer devido à idade, já que, com o envelhecimento e a redução da atividade física, ocorre perda muscular ou como resultado de inatividade física grave por um determinado período de tempo.

Uma boa dieta pode ajudar a prevenir essa condição se oferecer proteínas de qualidade, antioxidantes, gorduras insaturadas e vitamina D, e todos esses nutrientes são oferecidos pelo ovo.

Portanto, não só ajuda aqueles sendo atletas, mas também a prevenir sarcopenia ou perda de massa muscular naqueles que não conseguem se mover ou, por outras razões, correm o risco de sofrer com essa condição.

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