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Colesterol: é ruim comer ovos?

Por muito tempo, as pessoas acreditavam que deveriam limitar seu consumo de colesterol dietético (encontrado em alimentos de origem animal, como carne, aves, frutos do mar, ovos e produtos lácteos) para evitar um aumento nos níveis de colesterol no sangue.

À medida que a ciência e a reflexão sobre o colesterol evoluíram, é reconfortante conhecer os fatos. De fato, as diretrizes atuais para a prevenção e o manejo de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral não recomendam limitar o consumo de colesterol na dieta. 

Para ajudar você a entender mais sobre a relação dos ovos com o colesterol, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Colesterol e sua dieta

As gorduras saturadas tendem a aumentar os níveis de colesterol no sangue. No entanto, se você come principalmente alimentos naturais e limita o consumo de alimentos altamente processados, as gorduras saturadas não devem ser uma preocupação para você. 

Faça o seu melhor para limitar o consumo de alimentos como biscoitos, donuts, batatas fritas, chocolate e embutidos, que são importantes fontes de gordura saturada.

Por outro lado, você pode consumir alimentos que contenham naturalmente uma certa quantidade de gorduras saturadas, como ovos, carnes magras, aves, peixes e produtos lácteos. Estes são ricos em nutrientes e são boas opções se consumidos em quantidades razoáveis.

Boas razões para adicionar ovos à sua dieta

Os ovos, que estão entre os alimentos naturais mais nutritivos, contêm naturalmente 14 nutrientes importantes. 

Eles são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, 6,5 gramas por ovo grande. Além disso, um ovo contém apenas 80 calorias, e dois terços da gordura que ele contém é insaturada!

Você pode adicionar os ovos em sua dieta de uma forma muito saudável. Aqui estão algumas opções: 

  • Adicione vegetais, como espinafre, cogumelos e cebolas, às suas omeletes.
  • Adicione ovos cozidos fatiados às suas saladas. Por exemplo, combine ovos, atum e uma grande quantidade de vegetais para fazer uma salada rica em proteínas.

Leve a saúde do seu coração a sério

Se você monitorar seu nível de colesterol no sangue, hábitos saudáveis podem ajudá-lo a melhorá-lo e preservar a saúde do seu coração. Aqui estão algumas dicas:

Tenha uma dieta saudável e equilibrada

Tente preparar a maioria de suas refeições em casa a partir de alimentos naturais. Ou seja, reduza o consumo de alimentos altamente processados e alimentos prontos para consumo.

Seja ativo

Tente fazer 150 minutos de exercício aeróbico por semana. Encontre atividades que você goste, comece devagar e melhore gradualmente sua condição física.

Não fume

Parar de fumar pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.

Conclusão

colesterol encontrado nos alimentos tem pouco efeito nos níveis de colesterol no sangue.

Adotar uma dieta equilibrada que inclua alimentos completos e naturais, como ovos ricos em proteínas, é uma das melhores maneiras de controlar seus níveis no sangue e melhorar a saúde do seu coração.

Gostou de saber mais sobre a relação do colesterol com os ovos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você

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