Você está visualizando atualmente Como potencializar os nutrientes do ovo?

Como potencializar os nutrientes do ovo?

O ovo é um alimento muito utilizado e presente na dieta alimentar de todo atleta. É uma importante fonte de proteína de grande valor nutricional. Por isso, o consumo de ovos entre essas pessoas é alto. Mas como potencializar os nutrientes do ovo?

Se falam sobre o consumo de ovos, com certeza vem à cabeça fritá-los ou prepará-los em omelete. 

Estas são geralmente as formas mais comuns de consumir este alimento, mas não significa que seja a melhor forma de o fazer, visto que existem muitas outras formas de consumir o ovo e obter dele o máximo de benefícios para o nosso organismo.

Antes de mais, é preciso assinalar, que além das grandes quantidades de proteínas que este alimento nos fornece, ele oferece-nos outro nutriente que nos interessa um pouco menos. 

Trata-se de gordura! Por ser um alimento de origem animal, em sua composição possui grandes quantidades de gordura. Portanto, é necessário se atentar para o preparo do ovo para tirar o máximo de proveito dele.

Para ajudar você a entender mais sobre como potencializar os nutrientes do ovo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como potencializar os nutrientes do ovo?

Conservação

Em primeiro lugar vamos falar sobre a sua conservação. Os ovos devem ser colocados num local fresco e seco, pois a humidade não é boa, pois diminui a resistência da casca e com ela a entrada de bactérias, com o risco de infectar e estragar o conteúdo do ovo. 

Portanto, não é aconselhável lavar os ovos pelo lado de fora e depois guardá-los, pois corremos o risco de infectá-los. Simplesmente o que faremos é limpá-los com um pano por fora.

Dicas de preparação

Ao consumi-los, é preciso sempre cozinhá-los, pois se os comermos crus, nosso corpo não poderá aproveitar as proteínas que contêm. 

Isso ocorre porque quando submetidas às altas temperaturas do cozimento, as moléculas que compõem o ovo mudam de estado, tornando seus nutrientes assimiláveis ​​pelo organismo, caso contrário não seria possível que isso acontecesse.

Como falei no início do post, o alto teor de gordura do ovo é o que impede muitas pessoas na hora de consumi-lo. Para evitar isso, devemos ter em mente que a maior concentração de gorduras se encontra na gema.

Por isso é importante que, para obter as proteínas que o ovo fornece sem a ingestão de gorduras, separemos as gemas e as claras para ingerir apenas os último.

Para consumir o ovo da melhor maneira possível, faremos omeletes ou claras de ovo mexidas que consistirão em incluir um ovo com gema, e o resto, num total de cinco, apenas a clara. Assim iremos consumir os benefícios proteicos que o ovo nos oferece sem aporte de gordura. 

O mesmo acontece quando cozinhamos o ovo, pois podemos eliminar a gema e comer apenas a clara cozida, que podemos apresentar de diferentes formas como complemento de muitos pratos.

Gostou de saber mais sobre como potencializar os nutrientes do ovo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário