Você está visualizando atualmente Diabetes: como o ovo pode ajudar no controle?

Diabetes: como o ovo pode ajudar no controle?

diabetes é uma doença que atinge cada vez mais a população brasileira. Isso porque, grande parte da nossa dieta está desequilibrada.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a relação do ovo com a diabetes, escrevemos esse artigo. Continue lendo para saber mais!

Os benefícios do ovo

Inúmeras coisas foram ditas e escritas sobre o ovo ao longo da história. Vamos tentar a partir daqui colocar alguma luz objetiva. 

Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o ovo estava localizado em uma das menores partes da pirâmide alimentar, e o seu consumo era envolto a inúmeros preconceitos, que hoje caíram por terra, sendo esse alimento considerado hoje o 2º melhor do mundo, ficando atrás apenas do leite materno.

Em segundo lugar, devemos saber que o ovo contribui muito na dieta de uma pessoa. O ovo é composto por 75% de água, 12% de proteína e 12% de gorduras, o 1% restante é dividido em carboidratos e minerais. 

As proteínas do ovo são tão eficazes quanto as do leite para ajudar no crescimento das crianças e complementar as proteínas vegetais. A clara de ovo é usada como proteína de referência ou proteína padrão em estudos realizados para estabelecer o valor nutricional de outras proteínas.

A literatura médica garante que comer um ovo por dia ou mais não aumenta significativamente o risco de desenvolver doenças cardíacas, ou ter derrames, mas contrário ajuda na prevenção.

Mas como o ovo auxilia no controle da diabetes?

O diabetes é reconhecido como uma epidemia global pela OMS, uma vez que sua incidência aumentou drasticamente nas últimas décadas. 

Dieta e diabetes devem andar de mãos dadas para controlar o açúcar no sangue, melhorar o prognóstico da doença e prevenir complicações, que afetam muito a qualidade de vida dessas pessoas.

Sofrer da doença implica que o corpo não pode produzir ou usar insulina adequadamente. Isso faz com que o nível de glicose (açúcar) no sangue aumente. 

Há um ano, pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia publicaram um estudo na revista ‘Molecular Nutrition and Food Research’ que comer pelo menos um ovo por dia reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que o consumiam com menos frequência (uma média de dois ovos por semana). 

Eles observaram que moléculas lipídicas apareceram no sangue de pessoas que comiam um ovo por dia, o que também ocorre no perfil sanguíneo de uma pessoa saudável, livre de diabetes tipo 2. 

Gostou de saber mais sobre como o ovo auxilia no controle da diabetes? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário