Você está visualizando atualmente 10 razões para comer ovos  diariamente

10 razões para comer ovos diariamente

O ovo está em alta hoje. Mas nem sempre foi assim. Durante anos, teve uma má reputação porque estava ligado ao aumento do nível de colesterol. No entanto, as diretrizes alimentares atuais afirmam que é um alimento saudável e recomendam o consumo de até uma unidade por dia.

Por essas 10 razões, devemos comer um ovo todos os dias

1. Tem um alto valor vitamínico e mineral.

Poucos alimentos contêm tantas vitaminas e minerais quanto ovos. Quando o consumimos, ingerimos vitaminas A, D, E e B12, bem como tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, folato, biotina, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, selênio e sódio.

Todos esses nutrientes contribuem para o bem-estar físico e mental, reduzindo o risco de doenças, fornecendo energia e melhorando o desenvolvimento.

2. Previne doenças oculares

Os ovos são ricos em carotenoides zeaxantina e luteína, substâncias antioxidantes envolvidas na prevenção de condições visuais, como catarata e doença macular transmitida pela idade.

A luteína e a zeaxantina também estão presentes em vegetais como brócolis e espinafre, mas o corpo absorve melhor esses nutrientes quando eles vêm do ovo, graças à gordura presente na gema.

3. Fornece gorduras insaturadas

O ovo contém gorduras saudáveis de boa qualidade, especialmente do tipo oleico monoinsaturado, que atua favorecendo o aumento do colesterol HDL (“colesterol bom”) no sangue.

Ao contrário do que se pensava anteriormente, inúmeras pesquisas científicas revelaram nos últimos anos que o consumo de ovos não tem impacto negativo no aumento dos níveis de colesterol LDL, colesterol “ruim”.

4. É o aliado perfeito para combater o excesso de peso

Os ovos são um alimento fundamental a ser incluído nos planos de perda de peso porque, por conter proteína, é um alimento saciativo. Além disso, é baixo em calorias.

5. Contém proteína de alta qualidade

Depois da proteína do leite humano, a do ovo é a que nosso corpo faz o melhor uso. O ovo cobre 10% das recomendações de proteína de um adulto e 30% das recomendações de proteína em crianças.

6. Promove o desenvolvimento cerebral

O ovo contém colina, um nutriente importante para o desenvolvimento cerebral, memória e aprendizado.

Além disso, a luteína contida no ovo não é apenas boa para a visão, mas também tem altas concentrações no cérebro e no sangue, por isso tem sido associada a uma melhor função cognitiva em adultos e idosos.

7. Previne a perda de massa muscular

O envelhecimento traz consigo sarcopenia, perda progressiva de massa e força muscular, aumentando o risco de quedas e fraturas.

O ovo fornece proteínas de alta qualidade que ajudam a prevenir a sarcopenia, ao mesmo tempo em que é um alimento fácil de comer e fácil de preparar para adultos mais velhos.

8. Não contém conservantes ou aditivos.

Graças à sua embalagem natural, o ovo está livre de conservantes e aditivos que ameaçam a saúde.

9. Melhora o desenvolvimento do feto na gravidez

A colina contida no ovo também desempenha um papel fundamental na saúde fetal durante a gravidez. No útero, a colina ajuda o cérebro e a medula espinhal do bebê a se desenvolverem adequadamente.

10. É acessível, versátil e disponível durante todo o ano

Os ovos são um alimento barato, com excelente relação custo-benefício. Além disso, é prático e fácil de preparar de várias maneiras, ao mesmo tempo, em que integra inúmeras receitas saudáveis.

Deixe um comentário