Ultimamente o ovo se tornou o queridinho entre nutricionistas e pessoas que querem manter uma vida mais leve e saudável, isso graças às descobertas de que ele não é o vilão da saúde e sim o maior aliado, agora comer ovo é sinônimo de vida longa, e não é atoa que seu consumo vem aumentando. Apesar de ser um alimento antigo, só a pouco tempo foi revelado seu verdadeiro valor. O ovo além de ser muito rico em nutrientes possui uma taxa calórica muito baixa com relação a outros alimentos que contêm proteína. E por falar nisso a proteína do ovo é natural e de alta absorção, por isso muitas pessoas trocam as proteínas industrializadas por ele e não se arrependem, pois, o efeito é satisfatório, tanto para quem quer ganhar massa magra, quanto para os que precisam perder peso, o ovo quase não tem gordura e sua ingestão causa sensação de saciedade por mais tempo e acelera o metabolismo, potencializando assim o emagrecimento.
Suas vitaminas são boas para o corpo todo desde os ossos, cartilagens, músculos e pele, sem restrições para o seu consumo, todos podem se beneficiar: crianças, gestantes e idosos só tem a ganhar com esse que já é considerado um superalimento, ficando atrás apenas do leite materno, sendo melhor que suplementos caros e que muitas vezes não funcionam. O ovo vence as estáticas e ganha cada vez mais consumidores. Além dos benefícios já citados o ovo pode ajudar na manutenção da saúde em vários casos, como é o exemplo de pessoas que estão passando por tratamentos com quimioterapia, sendo que a saúde dessas pessoas fica comprometida causando assim o enfraquecimento e o ovo contém vitaminas que ajudam na manutenção do sistema imunológico, cálcio que ajuda na proteção dos ossos e ferro que atua na formação de glóbulos vermelhos. Seus antioxidantes limpam o organismo dos radicais livres e são defensores das células boas.
O consumo deste alimento é um hábito muito saudável, mas para que o efeito das suas super vitaminas sejam sentidas é necessário o consumo diário de pelo menos dois ovos.
Na hora de se deliciar com essa verdadeira dádiva da natureza é importante lembrar que existem formas bem saudáveis de incluir os ovos na alimentação, sem deixar de lado o sabor, por isso algumas recomendações são necessárias, comê lo frito não é um problema, mas o uso exagerado de óleo e outras gorduras infelizmente não é bom para a saúde e isso vale para qualquer idade.
Prefira usar uma panela antiaderente, ou o faça cozido, essa dica vale ainda mais para quem quer perder peso, afinal quando frito contém mais calorias devido ao óleo. Nas refeições principais você pode incluir em saladas, e o ovo combina com todos os tipos de pratos e também pode ser consumido no café da manhã e no lanche da tarde. Se você já consome ovos, parabéns, mas se ainda não tem esse hábito, ainda dá tempo, comece agora e tenha saúde garantida.