Você está visualizando atualmente Saúde da mulher: qual a relação dos ovos?

Saúde da mulher: qual a relação dos ovos?

Todos os anos, bilhões de galinhas no Brasil abastecem a casa de milhões de brasileiros proporcionando muitos benefícios, inclusive para a saúde da mulher.

Para ajudar você a entender mais sobre a relação dos ovos com a saúde da mulher, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Ovos e a saúde da mulher

O ovo possui baixo teor calórico (100 quilocalorias por 60 gramas), é rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Dessa forma, o ovo pode ser considerado essencial para uma boa saúde da mulher. 

Abaixo, vamos ver um pouco mais sobre os seus muitos benefícios. 

O ovo é rico em proteínas

Dois ovos, permitem uma ingestão de proteína equivalente a 100 gramas de carne ou peixe. Além disso, o valor da proteína do ovo é equivalente ao da proteína do leite de vaca e é maior do que o da soja.

O ovo, ao contrário do que muitos pensem, não favorece o colesterol

A gema do ovo é rica em gordura, incluindo ácidos graxos e colesterol, por isso tem sido frequentemente apontado porque é acusado de aumentar o colesterol em humanos. 

No entanto, estudos mostraram que o consumo de ovos não tem impacto no colesterol, além disso, dois terços dos lipídios do ovo compostos por triglicerídeos têm boa qualidade nutricional.

O ovo é naturalmente antibacteriano

A clara de ovo, projetada para proteger o embrião da galinha, é naturalmente antibacteriana! Sua consistência o torna um meio bacteriostático (impedindo o crescimento de bactérias) e contém proteínas bactericidas (que eliminam bactérias).

O ovo é perfeito para o café da manhã da mulher

Além de nutritivo, o ovo no café da manhã tem um efeito supressor da fome maior do que o dos cereais! Isso se deveria a uma secreção prolongada de hormônio da saciedade.

Ovo e alergias

A alergia a ovos ocorre apenas em crianças pequenas (entre 9 e 15 meses) e é responsável por 30% das alergias alimentares. Felizmente, muitas vezes é transitório em crianças. Além disso, o poder alergênico do ovo cru é significativamente reduzido pelo cozimento.

Para crianças com alergias a ovos, uma reintrodução gradual na dieta por volta dos 4-7 anos de idade geralmente restaura a tolerância ao ovo.

Por isso, se você é mãe, não se preocupe! Seu filho poderá comer ovos novamente em breve.

Ovo e a prevenção do câncer 

A fosvitina, uma molécula contida na gema de ovo, é um poderoso antioxidante (protege as células de danos induzidos por radicais livres e em caso de estresse). 

Pode ser de interesse na prevenção do câncer colo retal, um câncer no qual o estresse oxidativo (correspondente a danos celulares induzidos por radicais livres) desempenha um papel importante.

Conclusão

Como você pode ver ao longo desse artigo, o ovo tem muitos benefícios para a saúde da mulher, bem como na do homem. Por isso, sua ingestão diária é altamente recomendada.

Gostou de saber mais sobre a relação dos ovos com a saúde da mulher? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário