Os ovos fazem parte da nossa dieta dês os tempos antigos. E pode-se dizer que, atualmente, não há uma semana em que a maioria da população não consuma pelo menos um ou dois ovos de galinha. Mas uma dúvida comum é como armazenar os ovos?
As razões pelas quais tantos ovos são consumidos são devido às suas propriedades nutricionais, já que eles são uma excelente fonte de proteína e sua grande versatilidade quando se trata de cozinhar.
Mas os ovos também são um dos alimentos mais delicados quando se trata de serem preservados e consumidos. Isso ocorre porque qualquer falha em sua manutenção ou resfriamento pode levar a envenenamento que se torna bastante grave.
Não se preocupe. Não é preciso engenharia aeronáutica para preservar os ovos corretamente, basta prestar atenção a alguns aspectos e seguir algumas recomendações básicas que são muito fáceis de aplicar.
Mas como armazenar os ovos?
Esta é uma das perguntas que você pode fazer a si mesmo naturalmente. Quando você faz compras na loja ou no supermercado, apesar do fato de haver muitos alimentos expostos refrigerados ou congelados, os ovos estão em prateleiras normais, à temperatura ambiente, sem mais precauções e cuidados do que suas respectivas embalagens.
Mas, quando você chega em casa, os ovos vão direto para a geladeira, assim como você faz com iogurtes, produtos de charcutaria, vegetais, etc. Então, quem está certo?
A verdade é que ambas as ações são as corretas. Isso, embora possa parecer contraditório, tem uma explicação, que é baseada em mudanças de temperatura.
Quando os alimentos vão do frio para o calor, a água geralmente é condensada na superfície. Isso é algo que é visto com frequência em iogurtes ou frutas. Mas, no caso dos ovos, seria muito perigoso, já que sua superfície é porosa e facilitaria a contaminação do interior do ovo.
Por esse motivo, os ovos não são refrigerados a partir do momento em que são coletados até chegarem à casa do consumidor, de modo a não o sujeitar a várias mudanças de temperatura que causam esses perigos que podem levar a envenenamentos graves.
Outras dicas sobre como preservar e consumir ovos
Para garantir, na medida do possível, que não cometemos erros ao preservar os ovos desde o momento em que os compramos até comê-los, algumas diretrizes gerais podem ser seguidas.
- O primeiro, certifique-se de que, ao comprar os ovos no ponto de venda, eles não estejam quebrados ou tenham rachaduras na casca. Em caso afirmativo, é melhor descartar.
- Como são alimentos bastante delicados em termos de preservação, também não é aconselhável perder a data de consumo preferencial indicada na embalagem.
- Depois de chegar em casa, você tem que mantê-los refrigerados
- Quando as temperaturas são altas, especialmente na primavera e no verão, você tem que ter cuidado com o ponto de cozimento deles
- Os ovos não devem ser lavados com água ou outros produtos antes de colocá-los na geladeira. Os ovos também não devem ser rachados no mesmo recipiente onde devem ser batidos e as claras de ovos não devem ser separadas das gemas com a mesma casca. Todas essas práticas podem levar a uma contaminação grave.
Gostou de saber mais sobre como armazenar os ovos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!