Você está visualizando atualmente Como armazenar os ovos?

Como armazenar os ovos?

Os ovos fazem parte da nossa dieta dês os tempos antigos. E pode-se dizer que, atualmente, não há uma semana em que a maioria da população não consuma pelo menos um ou dois ovos de galinha. Mas uma dúvida comum é como armazenar os ovos?

As razões pelas quais tantos ovos são consumidos são devido às suas propriedades nutricionais, já que eles são uma excelente fonte de proteína e sua grande versatilidade quando se trata de cozinhar.

Mas os ovos também são um dos alimentos mais delicados quando se trata de serem preservados e consumidos. Isso ocorre porque qualquer falha em sua manutenção ou resfriamento pode levar a envenenamento que se torna bastante grave.

Não se preocupe. Não é preciso engenharia aeronáutica para preservar os ovos corretamente, basta prestar atenção a alguns aspectos e seguir algumas recomendações básicas que são muito fáceis de aplicar.

Mas como armazenar os ovos?

Esta é uma das perguntas que você pode fazer a si mesmo naturalmente. Quando você faz compras na loja ou no supermercado, apesar do fato de haver muitos alimentos expostos refrigerados ou congelados, os ovos estão em prateleiras normais, à temperatura ambiente, sem mais precauções e cuidados do que suas respectivas embalagens.

Mas, quando você chega em casa, os ovos vão direto para a geladeira, assim como você faz com iogurtes, produtos de charcutaria, vegetais, etc. Então, quem está certo?

A verdade é que ambas as ações são as corretas. Isso, embora possa parecer contraditório, tem uma explicação, que é baseada em mudanças de temperatura.

Quando os alimentos vão do frio para o calor, a água geralmente é condensada na superfície. Isso é algo que é visto com frequência em iogurtes ou frutas. Mas, no caso dos ovos, seria muito perigoso, já que sua superfície é porosa e facilitaria a contaminação do interior do ovo.

Por esse motivo, os ovos não são refrigerados a partir do momento em que são coletados até chegarem à casa do consumidor, de modo a não o sujeitar a várias mudanças de temperatura que causam esses perigos que podem levar a envenenamentos graves.

Outras dicas sobre como preservar e consumir ovos

Para garantir, na medida do possível, que não cometemos erros ao preservar os ovos desde o momento em que os compramos até comê-los, algumas diretrizes gerais podem ser seguidas.

  • O primeiro, certifique-se de que, ao comprar os ovos no ponto de venda, eles não estejam quebrados ou tenham rachaduras na casca. Em caso afirmativo, é melhor descartar.
  • Como são alimentos bastante delicados em termos de preservação, também não é aconselhável perder a data de consumo preferencial indicada na embalagem.
  • Depois de chegar em casa, você tem que mantê-los refrigerados
  • Quando as temperaturas são altas, especialmente na primavera e no verão, você tem que ter cuidado com o ponto de cozimento deles
  • Os ovos não devem ser lavados com água ou outros produtos antes de colocá-los na geladeira. Os ovos também não devem ser rachados no mesmo recipiente onde devem ser batidos e as claras de ovos não devem ser separadas das gemas com a mesma casca. Todas essas práticas podem levar a uma contaminação grave.

Gostou de saber mais sobre como armazenar os ovos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário