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Depressão: qual a relação com o ovo?

Estudos com obesos mostraram que quanto maior o excesso de peso de uma pessoa, mais ela engorda durante os períodos de depressão que passa.

Ao mesmo tempo, uma pessoa pode atingir a depressão se, depois de atingir o objetivo de perder peso e se sentir bem, ela começar a se afastar gradualmente do plano nutricional que seguiu para sua manutenção, levando ao ganho de peso.

Em outros casos, é o excesso de peso em si que desencadeia um estado de depressão sem perda de peso prévia e, em termos gerais, pode-se dizer que as pessoas obesas sofrem mais sintomas depressivos do que aquelas que não sofrem.

Para ajudar você a entender mais sobre a relação do ovo com a depressão, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. 

Reações alimentícias e químicas que causam

Foi demonstrado que a alimentação influencia o humor. Essa influência se torna evidente quando o alimento ingerido afeta o comportamento dos produtos químicos que são produzidos no cérebro.

A serotonina é uma substância que, quando é normal no cérebro, exerce uma função reguladora do sono e reduz a dor, o apetite, a irritabilidade e a depressão. 

Com o aparecimento de fatores capazes de alterar os circuitos neurotransmissores do cérebro, o nível de serotonina diminui e, como resultado, surgem estados depressivos e o comportamento muda.

Fatores nutricionais que podem causar depressão

  • Quantidade insuficiente de alimentos ricos em vitaminas C ou complexo B (pode causar irritabilidade, nervosismo, fadiga, perda de memória e instabilidade emocional).
  • Baixa ingestão de cálcio, ferro, magnésio, selênio e zinco.
  • Qualquer mudança repentina na dieta.
  • Uma dieta excessivamente severa, que não pode ser sustentada.
  • Pular refeições.
  • Compulsão de doces (um excesso de açúcar pode causar fadiga como resultado do aumento da energia que produz).

Mas como o ovo pode ajudar contra a depressão?

Este produto é rico em triptofano, um aminoácido não essencial que o corpo humano produz metabolizando certos alimentos. 

Uma vez dentro do corpo, esse aminoácido é naturalmente transformado em serotonina, uma substância que combate a depressão e a ansiedade, e que está presente nos neurônios e desempenha funções de neurotransmissores. 

Peru, carne bovina, amêndoas, amendoim e certos queijos também contêm uma alta taxa de triptofano.

Gostou de saber mais sobre como o ovo pode ajudar com a depressão? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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