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Ovo: o segundo melhor alimento do mundo

Um alimento muito simples, ultra inteligente, econômico e saciante que vai agradar a todos e que pode ser cozinhado de dezenas de maneiras? Não pense mais, estamos falando do ovo!

Cru, cozido, frito, em omelete ou mexido… Como se cansar deste alimento básico, cuja cota de proteínas desafia qualquer concorrência?

Para ajudar você a entender mais sobre as qualidades que um ovo possui, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mias? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais são as principais qualidades de um ovo?

Um inibidor de apetite

O ovo é um concentrado de proteínas animal (cerca de 7 g para um ovo de 60 g), além de excelente qualidade nutricional.

Dizem que têm um bom valor biológico, pois suas proteínas contêm, em proporções ideais, os oito aminoácidos ditos “essenciais”: aqueles que o corpo não sabe fabricar e que devem ser absolutamente fornecidos pelos alimentos.

Os ovos são, de fato, a fonte ideal de proteína, aquela que serve de referência para os nutricionistas e que, além disso, apresenta excelente biodisponibilidade (94% para ovo cozido). Esta densidade de proteína torna um alimento muito saciante.

Um excelente alimento para o cérebro

A gema do ovo é de fato excepcionalmente rica em colina, um tipo de vitamina B, que foi comprovado em 2011 por uma equipe americana por ter virtudes no cérebro, especialmente na memorização e redução do risco de demência.

A vitamina D, que também está presente no ovo, tem um efeito protetor sobre o cérebro semelhante.

O ovo também é excelente para os olhos e a visão: a gema contém luteína e zeaxantina, dois carotenoides que parecem proteger contra certas doenças da retina, como a retinopatia diabética, que às vezes leva à cegueira e catarata.

A luteína também melhora a visão noturna e demonstrou ter sucesso na direção noturna em experimentos científicos.

Sem proibição mesmo para quem tem colesterol

Não, o ovo não é inimigo do colesterol, mesmo que contenha uma grande quantidade (210 mg por ovo, em média).

Porque, de fato, o colesterol da dieta geralmente afeta o nível de colesterol no sangue relativamente pouco.

Para completar a reafirmação e silenciar preconceitos, uma metanálise (análise de um grande número de estudos sobre um determinado assunto) publicada em 2013 não revelou que os consumidores pesados ​​de ovos corriam maior risco doenças cardiovasculares.

Outra vantagem dos ovos para o coração: um componente da clara, uma espécie de mistura de aminoácidos, que um estudo chinês mostrou que reduz a pressão arterial significativamente, tanto quanto uma droga comum, mas sem efeitos colaterais.

Benefícios gerais do ovo para a saúde

  • Rico em proteínas boas
  • Extremamente saciante, graças a sua alta densidade proteica.
  • Protege o cérebro, especialmente do declínio cognitivo e demências, graças à gema que contém colina e vitamina D
  • Bom para visão noturna, através da luteína contida na gema. Também protege contra doenças degenerativas do olho.
  • Reduz a pressão alta. Portanto, não aumenta os níveis de colesterol nem o risco de doenças cardiovasculares.

Gostou de saber mais sobre as qualidades de um ovo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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