Você está visualizando atualmente Saúde ocular: como os ovos podem ajudar?

Saúde ocular: como os ovos podem ajudar?

É fascinante como um alimento tão pequeno quanto um ovo pode abrigar tantos nutrientes dentro. Embora seus principais benefícios nutricionais sejam amplamente conhecidos, existem alguns outros que ainda não são muito notórios, como os efeitos na saúde ocular.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a importância dos ovos na saúde ocular, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são carotenoides?

Os carotenoides são pigmentos orgânicos que encontramos na natureza, responsáveis por muitos dos tons mais marcantes que encontramos em animais e vegetais. 

A maioria de nós está familiarizada com o betacaroteno, responsável pela cor laranja das cenouras, e o licopeno, responsável pela cor vermelha dos tomates. 

No entanto, a luteína é um carotenoide que é encontrado principalmente em vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre, mas também é encontrado em ovos, dando a cor característica à gema deste. Na verdade, o próprio nome de luteína vem do latim luteus, que significa ‘amarelo’.

Os pigmentos carotenoides são indispensáveis para a vida e devem ser obtidos a partir da dieta, já que nenhum animal, incluindo humanos, pode produzi-los.

Luteína e zeaxantina em ovos

Esses dois componentes não são nutrientes, mas, como você sabe, são pigmentos da família dos carotenoides. Você sabia que o ovo fornece uma grande quantidade de luteína e zeaxantina? 

Surpreendentemente, este é o único alimento de origem animal que contém esses carotenoides e, embora existam alimentos de origem vegetal que tenham uma quantidade maior, a biodisponibilidade de luteína e zeaxantina no ovo é muito maior.

Por que a biodisponibilidade desses dois carotenoides no ovo é muito maior?

A razão é que os carotenoides são compostos solúveis em água, o que significa que nosso intestino tende a absorvê-los melhor quando consumidos com gordura e, como é na gema de ovo onde a luteína é encontrada, sua biodisponibilidade é maior porque está na matriz lipídica. 

Ou seja, é na gema de ovo que também é encontrada a maior porcentagem de gordura no alimento.

Importância da luteína e da zeaxantina na saúde ocular

A luteína e a zeaxantina mostraram ter uma importante atividade antioxidante, com efeitos positivos, entre outros, na saúde ocular

Esses carotenoides estão localizados na retina e no cristalino do olho, protegendo-os do dano oxidativo induzido pela luz UV, prevenindo a peroxidação lipídica, diminuindo a resposta inflamatória e filtrando a luz azul. 

De fato, vários estudos mostraram que o acúmulo desses carotenoides na retina previne a degeneração macular relacionada à idade.

Por outro lado, está comprovado que a ingestão de luteína e zeaxantina dos alimentos é mais eficaz do que a feita a partir de suplementos, uma vez que aumenta a densidade óptica do pigmento macular em maior medida.

É por isso que o ovo é um alimento simplesmente fascinante. Você tinha ideia da existência desses carotenoides em sua comida favorita e seu benefício para a saúde dos seus olhos? 

Gostou de saber mais sobre a importância dos saúde ocular? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário