A alta qualidade e biodisponibilidade da proteína do ovo a tornam uma ótima fonte de nutrientes.
Ovo, um alimento recomendado para uma dieta saudável
O ovo é uma fonte de proteína de alta qualidade, essencial para manter na geladeira!
É bom saber: cada ovo contém 6 g de proteína rica em aminoácidos essenciais distribuídos uniformemente entre a clara e a gema!
Aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo precisa para a construção de seus diferentes tecidos, mas que não é capaz de sintetizar por conta própria.
A proteína do ovo é assim chamada de completa, uma vez que contém os nove aminoácidos essenciais, em proporções ideais. É até frequentemente usado como uma proteína de referência para outros alimentos.
O ovo contém apenas 70 calorias, que vêm principalmente de gordura (5 g de gordura, das quais apenas 1,5 g vem de gorduras saturadas) e proteína. O ovo é um alimento fresco e natural e está completamente livre de hormônios e esteroides adicionados!
Os ovos são, entre outras coisas, uma excelente fonte de vitamina B12 que contribui para a fabricação de glóbulos vermelhos. Um único ovo atende a 30% da ingestão diária recomendada para esta vitamina.
Eles também são uma boa fonte de vitamina B5, folato e riboflavina (vitamina B2), o que contribui em particular para o crescimento e reparo dos tecidos. Os ovos também são uma fonte de vitamina A, vitamina E e niacina (vitamina B3).
Clara de ovo, um inibidor natural do apetite
Uma das outras grandes vantagens do ovo está relacionada à clara que o compõe por dois terços do seu peso: tem poucas calorias, não contém gordura e fornece muitos nutrientes interessantes, ela também tem a capacidade de ser um excelente supressor natural do apetite!
Essa particularidade para aumentar o efeito de saciedade se deve a três coisas:
- A clara de ovo é rica em água (90% dela)
- É rico em albumina, uma proteína que leva muito tempo para ser digerida pelo corpo, mantendo esse efeito de saciedade
- Sua ingestão estimula a neoglucogênese (síntese de glicose), que prolonga o período de jejum no corpo, reduzindo naturalmente o apetite. Além disso, esta fase consome energia e, portanto, ajuda a consumir calorias!
Comer claras de ovos, especialmente no café da manhã, evita desejos e limita os lanches, ao mesmo tempo em que traz para o corpo todos os benefícios associados à sua composição!
Como integrar ovos para equilibrar sua dieta?
Há muitas maneiras de preparar ovos:
- Cozido em sua casca
- Mexido
- Frito
- Integrado em preparações
Comer dois ovos por dia permite que você se beneficie de todos os benefícios nutricionais, limitando a ingestão de colesterol e acomode-os de várias maneiras em sua dieta, pois há tantas receitas!
Gostou de saber mais sobre os benefícios do ovo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!