Você está visualizando atualmente <strong>Os ovos fazem bem para a saúde?</strong>

Os ovos fazem bem para a saúde?

Este alimento é uma fonte de proteínas de qualidade, fornece vitaminas e minerais e também possui compostos bioativos que ajudam nossa saúde cardiovascular.

No entanto, como outros alimentos, ele foi apontado como culpado de aumentar nosso colesterol e prejudicar nossa saúde. Então, a grande questão é: o ovo é bom ou ruim para a saúde? Infelizmente, a ciência não parece ter uma resposta definitiva.

Contudo, os ovos são muito bons para a saúde e é possível ver isso através dos seus benefícios.

Os ovos são muito nutritivos

Um único ovo contém:

  • Vitamina A: 6% da dose diária recomendada.
  • Folato: 5% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B5: 7% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B12: 9% da dose diária recomendada.
  • Vitamina B2: 15% da dose diária recomendada.
  • Fósforo: 9% da dose diária recomendada.
  • Selênio: 22% da dose diária recomendada.

Os ovos também contêm quantidades decentes de vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.

Ele vem com 77 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis.

O ovo da nossa dieta

Os ovos são especialmente ricos em aminoácidos essenciais, ácidos graxos e alguns minerais e vitaminas necessários na dieta.

É também uma fonte de outros componentes que agora são conhecidos por desempenhar um papel importante na saúde e prevenção de algumas das doenças crônicas que são comuns nas sociedades desenvolvidas.

Sua alta concentração de nutrientes e baixa ingestão calórica destacam seu papel, não apenas na dieta da população em geral, mas também (e especialmente) na de alguns grupos com necessidades dietéticas específicas, como idosos, adolescentes, mulheres grávidas, pessoas que seguem dietas de baixa caloria, atletas e vegetarianos.

Os ovos fornecem a toda a dieta uma quantidade apreciável de proteína de fácil digestão e um perfil de aminoácidos essenciais semelhante ao considerado ideal para o homem. Por esse motivo, diz-se que é de alto valor biológico (94 em uma escala de 100).

Dois ovos fornecem cerca de 141 kcal, o que representa 7% da energia diária recomendada para um adulto, que precisa de 2.000 kcal. O ovo não contém carboidratos, então a energia vem principalmente de sua gordura.

A qualidade da gordura presente no ovo é de boa qualidade, uma vez que o teor de AGM (ácidos graxos monoinsaturados) é de 3,6% e o AGP (ácidos graxos poli-insaturados) é de 1,6%, o que excede em muito a gordura saturada (AGS), que é de 2,8%.

Muitos dos nutrientes do ovo estão presentes de uma maneira que os torna facilmente disponíveis, ou seja, utilizáveis para o corpo humano. Para se beneficiar de todas as suas vantagens nutricionais, o ovo deve ser cozido até que a clara seja coagulada.

O aquecimento facilita a digestão completa das proteínas, a liberação de algumas vitaminas e minerais e a destruição de possíveis microrganismos contaminantes.

A maneira mais recomendada é fervida por não mais de 7 minutos. Frito, é melhor evitar por causa da alta temperatura que é adquirida durante o cozimento, perdendo seus nutrientes.

Deixe um comentário