Você está visualizando atualmente Diferenças entre ovos brancos e marrons

Diferenças entre ovos brancos e marrons

O ovo é um dos ingredientes mais populares da cozinha e o encontramos em uma infinidade de pratos. Mas quais as diferenças entre ovos brancos e marrons?

A verdade é que não é incomum que as dúvidas surjam quando estamos na frente da prateleira do supermercado: os maiores ovos são de maior qualidade? Ou os menores são melhores? O que influencia a cor da casca?

Introdução

Bem, em primeiro lugar, deve-se notar que os ovos que são colocados à venda no supermercado são classificados por qualidade e peso. Nas prateleiras da loja, sempre encontraremos ovos da categoria A, ovos frescos, já que os ovos da categoria B não são adequados para consumo humano “direto”, de acordo com os regulamentos atuais.

Quanto ao tamanho, eles são classificados por tamanhos que são determinados pelo peso. Os menores têm menos de 53 gramas (não é comum encontrá-los no supermercado).

Às vezes, ovos de peso diferente podem ser misturados na mesma embalagem, algo que deve ser relatado na embalagem, bem como o peso líquido mínimo.

Mas o que determina o tamanho dos ovos? Em suma, galinhas jovens põem ovos menores e, à medida que crescem, põem ovos maiores.

Uma galinha começa a botar ovos quando tem 17 ou 18 semanas de idade. Os ovos tendem a ser pequenos quando ela começa a botar (embora ocasionalmente ela possa botar um ovo com uma gema dupla, muito grande).

Dito isso, há alguma diferença do ponto de vista nutricional, dependendo do tamanho? Bem, embora sejam muito semelhantes, algumas diferenças podem ser feitas.

Ovos menores têm uma proporção maior de gema, que contém a maioria dos nutrientes do ovo, enquanto os grandes possuem mais clara.

A gema contém ferro, zinco, fósforo, vitaminas A, D, E B6 e B12, ácido fólico, ácido pantotênico, colina e tiamina, bem como quase metade das proteínas e riboflavina em todo o ovo.

Diferenças entre ovos brancos e marrons

Em relação à cor do ovo, não há diferença nutricional entre branco e marrom. A cor da casca será determinada pela galinha poedeira. Em outras palavras, essa diferença tem a ver com a genética do frango, não com sua qualidade.

Assim, galinhas de raças comerciais marrons põem ovos marrons e galinhas brancas põem ovos brancos.

Finalmente, alguns dos benefícios deste alimento para o corpo devem ser observados. É uma boa fonte de proteína da mais alta qualidade, é baixo em calorias e contém quase todas as vitaminas, exceto C (especialmente vitamina B12, ácido pantotênico, biotina, vitaminas D, A, B2 e niacina) e minerais de grande interesse (ferro, fósforo, selênio).

Além disso, a energia fornecida pelo ovo vem de lipídios, que são principalmente ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que são benéficos para a saúde cardiovascular. Também contém antioxidantes (selênio, vitamina E, carotenoides), ácido fólico e colina, necessários para o bom funcionamento do corpo.

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre ovos brancos e marrons? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário