Você está visualizando atualmente <strong>Fatos sobre os ovos que talvez você não conheça</strong>

Fatos sobre os ovos que talvez você não conheça

Os ovos estão cheios de proteínas e são ricos em nutrientes, felizmente são um dos super alimentos mais acessíveis que você pode comprar.

Além de nutritivos, eles são super deliciosos! Abaixo listamos alguns fatos surpreendentes sobre os ovos que você deve conhecer.

Fatos sobre os ovos que talvez você não conheça

A cor da casca do ovo NÃO indica as suas vantagens nutricionais

É um mito que a cor da casca do ovo é um indicador da qualidade ou do valor nutricional de um ovo. A verdade é que a raça da galinha decide a cor do ovo.

Os ovos azuis, verdes e castanhos têm um aspecto mais singular e interessante do que os ovos brancos, mas o fato de os ovos brancos não terem cor de casca não significa que não tenham nutrientes.

As diferenças na cor da casca dos ovos devem-se apenas à genética.

Os ovos castanhos costumam ser mais caros do que os brancos

Sim, os ovos castanhos são geralmente mais caros do que os brancos, mas ao contrário do que se pode supor, o seu preço mais elevado não tem nada a ver com uma maior qualidade.

Em geral, o custo de produção de um ovo marrom é maior, já que as galinhas que os colocam são mais pesadas do que as que produzem ovos brancos, por isso precisam consumir mais alimento para manutenção.

Confira também: Os ovos fazem bem para a saúde?

As raças pardas também são menos produtivas e menos eficientes em termos de alimentação em comparação com as raças brancas. O maior custo de produção por ovo é transferido para os consumidores.

Uma verdadeira bomba de proteínas, não só a clara, mas também a gema

Não é conhecido por muitas pessoas, mas tanto a clara como a gema contêm aproximadamente a mesma quantidade de proteínas cada (dependendo do tamanho do ovo, são cerca de 3 gramas de proteínas cada).

Embora tradicionalmente associemos as claras de ovo às proteínas, elas não têm realmente essa vantagem sobre a sua contraparte amarela.

A maior diferença está nas calorias: enquanto uma única gema contém 3 gramas de proteína por 60 calorias, uma única clara de ovo fornece 3 gramas de proteína por apenas 15 calorias.

Portanto, se você omitir a gema, você obtém a mesma quantidade de proteínas com menos calorias.

Devido aos altos níveis de outros nutrientes essenciais nas gemas de ovo (as gemas são muito mais altas em vitaminas B, folato e vitaminas A, D e E) recomenda-se comê-las também.

Os ovos são uma das poucas fontes dietéticas de vitamina D

A maioria das pessoas “consome” vitamina D através da exposição à luz solar natural.

A vitamina D também pode ser consumida através dos alimentos, mas as opções são bastante limitadas.

Além do leite, salmão, sardinhas e atum, os ovos são uma das melhores (e poucas) fontes alimentares desta vitamina que fortalece o sistema imunológico.

Portanto, se você possui dificuldade em absorver vitamina D, seja por falta de tempo ou vontade, o ovo pode ser uma forma simples e fácil de conseguir isso.

Deixe um comentário