Você está visualizando atualmente Quais doenças o ovo pode prevenir?

Quais doenças o ovo pode prevenir?

O ovo é um alimento que está muito presente na mesa dos brasileiros.

Além dos inúmeros pratos que podemos preparar com o ovo, este dá vários benefícios à saúde.

Nesse artigo, dizemos quais doenças podem ser evitadas se você adicionar este alimento à sua dieta diária.

Quais doenças os ovos podem evitar?

Doenças cardiovasculares

Os estudos explicam que o colesterol contido no ovo nem sempre aumenta os níveis de colesterol no sangue, pois a produção deste lipídio é feita em nosso corpo através do fígado. Quando muito colesterol é consumido dentro da dieta, o fígado diminui a produção natural desta substância.

Da mesma forma, o ovo possui ácidos graxos ômega-3, um composto que, segundo um estudo, reduz os níveis de triglicerídeos na corrente sanguínea e o colesterol LDL (ruim), dois fatores de risco que podem causar doenças cardíacas.

Problemas visuais

Um artigo concluiu que a luteína e a zeaxantina presentes na gema do ovo diminuem o risco de catarata e degeneração macular.

A degeneração macular dificulta a leitura e visualização de detalhes finos devido ao desgaste da mácula, uma parte da retina. Como esta área tem um alto teor de luteína e zeaxantina, o ovo pode prevenir esta doença.

Além disso, o ovo é rico em vitamina A, um nutriente que ajuda a saúde visual.

De fato, a deficiência deste composto causa meio milhão de casos de cegueira todos os anos em países em desenvolvimento.

Síndrome metabólica

Uma publicação determinou que comer mais de três ovos por semana reduz o risco de síndrome metabólica em pessoas com mais de 40 anos.

A Clínica Mayo dos Estados Unidos indica que esta doença é caracterizada por um aumento na pressão arterial, triglicerídeos, açúcar no sangue e excesso de gordura corporal na área da cintura. Durante o estudo citado, estes indicadores foram reduzidos.

Obesidade

O ovo é uma fonte rica de proteínas cujo consumo pode proporcionar benefícios para o controle de peso.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo The American Journal of Clinical Nutrition, as proteínas aumentam a sensação de saciedade, reduzem a ingestão de calorias e aumentam o gasto calórico.

Outro artigo do Journal of the American College of Nutrition mostrou que comer ovos no café da manhã causa menor consumo de calorias durante as próximas 36 horas. Também pode promover a perda de peso e gordura corporal a longo prazo.

Deficiências cognitivas

De acordo com o Egg Nutrition Center, o ovo contém dois nutrientes importantes para a saúde do cérebro: a colina e a luteína. De fato, a colina melhora a memória verbal e visual, especialmente durante os estágios iniciais de desenvolvimento.

Por outro lado, pesquisadores ligaram as altas concentrações de luteína no cérebro das crianças a um melhor desempenho acadêmico.

Em relação ao bem-estar mental, a lisina, um aminoácido presente no ovo, pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Por esta razão, é aconselhável consumir um ovo diariamente.

Se você tiver problemas de colesterol ou diabetes, é recomendável que você consulte seu médico antes de fazer mudanças na sua dieta. Não abuse do consumo deste alimento.

Deixe um comentário