As férias de verão aumentam as visitas aos serviços de emergência, especialmente de um certo tipo de doenças, mais características do período de verão.
Abaixo, você poderá conhecer um pouco mais as principais doenças de verão e como preveni-las.
Quais as principais doenças de verão?
Intoxicações alimentares e infecções gastrointestinais
As intoxicações alimentares são uma das doenças comuns no verão por excelência.
No verão, é comum mudar os hábitos alimentares. Tendemos a comer mais alimentos crus como frutas e legumes que, se não forem bem limpos, podem ser uma fonte de germes.
Além disso, o calor pode acelerar a decomposição dos alimentos produzindo bactérias que, se ingeridas, resultam em infecções como a gastroenterite.
Quando sofremos delas, sofremos principalmente de diarreia e vómitos, e corremos o perigo de nos desidratarmos. Devemos ter especial cuidado, especialmente com crianças e idosos, uma vez que podem produzir desidratação grave.
Leia também: 5 benefícios de consumir ovo
Queimaduras solares
Verão e sol são complementares, mas também uma fonte de problemas de saúde, sendo o mais comum as queimaduras solares.
Estas ocorrem se não usarmos a proteção solar adequada.
Se tivermos os primeiros sintomas, como uma simples vermelhidão, é importante passar cremes pós sol que aliviam o desconforto e ajudam a recuperar o equilíbrio da pele.
Por outro lado, se as queimaduras forem acompanhadas de bolhas e dor intensa, é melhor ir até o hospital verificar o melhor tratamento.
Picadas de animais
As picadas também são muito comuns no verão, combinando o momento em que muitos animais aumentam sua atividade, principalmente insetos, com mais atividade no exterior.
Na maioria dos casos, causam doenças leves, mas deve ser dada especial atenção a possíveis reações alérgicas.
Otite
Pode ocorrer porque a água fica dentro do canal do ouvido depois de um banho na praia, na piscina, no rio ou no lago.
Além disso, se a água estiver contaminada, a infecção também pode afetar o ouvido médio. A otite é dolorosa e geralmente é curada com tratamento analgésico, anti-inflamatório ou com gotas antibióticas.
Como prevenir as doenças do verão?
Uma das formas de garantir sua saúde durante o verão é mantendo uma boa alimentação em todo o ano.
Nesse quesito, o ovo é um alimento muito importante.
De fato, quase todos os nutrientes que o corpo precisa podem ser encontrados no ovo. Ele tem 13 vitaminas e minerais essenciais em quantidades necessárias para o bom funcionamento do corpo.
Quando o consumimos, ingerimos vitaminas A, D, E e B12, bem como tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, folato, biotina, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, selênio e sódio.
Todos esses nutrientes contribuem para o bem-estar físico e mental, reduzindo o risco de doenças, fornecendo energia e potenciando o desenvolvimento.
Além disso, depois da proteína do leite humano, a do ovo é a que nosso organismo aproveita melhor.
O ovo cobre 10% das recomendações de proteínas de um adulto e 30% das recomendações de proteínas em crianças.
A proteína é responsável pela produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos. Além disso, ajuda na regeneração celular, desenvolvimento e manutenção da massa magra (músculos).