Você está visualizando atualmente 5 benefícios de consumir ovo

5 benefícios de consumir ovo

O ovo é uma das fontes de alimentos naturais mais densas em nutrientes do planeta. Todos os consumidores podem aproveitar isso, desde os primeiros dias de vida até a velhice.

Juntamente com os seus muitos benefícios nutricionais, o ovo é o mais sustentável para o meio ambiente.

Composição do ovo

A casca, dependendo da espécie, será de cores diferentes, o que não tem nada a ver com a qualidade do mesmo. É formado por carbonato de cálcio e sua função é proteger o embrião.

É importante saber que a casca tem poros, para permitir a respiração, e por sua vez esta característica a torna relativamente permeável à passagem de certos microrganismos patogénicos (salmonela).

A gema, é a terceira parte do ovo e porção de cor amarela. É composta principalmente de gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

A intensidade da sua cor dependerá do alimento que a galinha consome. Uma gema nos dá 60 calorias e fornece gorduras saudáveis.

A clara, de textura viscosa e transparente, é formada por 90% de água, o resto é constituído pelas proteínas e vitaminas. A clara é o único alimento que fornece proteínas sem gordura. Uma clara de ovo fornece 17 calorias e 7 gramas de proteína de alto valor biológico.

Confira a receita de assado de ovo e batata

Benefícios de consumir ovo

1. É uma grande fonte de proteína

Um único ovo fornece seis gramas de proteína e 14 nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A, B, D e E, além de ser uma fonte de cálcio, selênio e iodo. É um dos alimentos mais nutritivos disponíveis a nível mundial.

2. É benéfico para o cérebro

O ovo contém colina, um nutriente pouco conhecido que desempenha um papel importante na construção de membranas celulares, e participa de várias funções vitais do nosso corpo.

Ajuda no desenvolvimento saudável do cérebro, desempenha um papel proeminente na função hepática e no metabolismo e tem sido documentado que reduz o risco de câncer de mama.

3. É bom para o coração

Vários estudos concluíram que comer ovo pode reduzir o risco de doenças cardíacas em pessoas saudáveis.

Apesar de conter colesterol, eles contêm um alto nível de colesterol bom (HDL) e pesquisas mostram que pessoas com níveis mais altos de HDL geralmente têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas.

4. É bom para a vista

A deficiência de vitamina A é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, e os ovos são uma grande fonte natural de vitamina A.

A gema também contém poderosos antioxidantes que podem combater alguns processos degenerativos que afetam a nossa visão.

5. Eles mantêm a saúde

Os ovos fornecem componentes benéficos para todos em qualquer idade.

Eles fornecem os nutrientes que ajudam o desenvolvimento do feto, nos mantêm ativos e energizados durante todo o dia e são uma fonte saudável de proteínas de alta qualidade, que precisamos em todas as idades.

Leia também: Os ovos fazem bem para a saúde?

Deixe um comentário