Você está visualizando atualmente Dieta do ovo: o que é e como funciona?

Dieta do ovo: o que é e como funciona?

Os ovos são um alimento que gera repercussões. Embora forneça valores significativos de cálcio e proteína, também é geralmente considerado como um dos alimentos que causam o aumento do colesterol ruim. Com o tempo, as tendências mudaram e é por isso que compartilhamos com você a dieta de ovo, um plano nutricional que, além de ajudá-lo a perder peso, contribui para a sua saúde.

Dieta de ovo: perca peso rapidamente

A Universidade da Louisiana, nos Estados Unidos, realizou um estudo que mostrou que as mulheres obesas que comiam mais de 2 ovos por dia durante 8 semanas perderam 60% mais peso, em comparação com outras mulheres que se submeteram a outro tipo de dieta.

O ovo causa perda de peso graças ao fato de que fornece muita saciedade, o que ajuda a reduzir o apetite.

Além disso, sendo um alimento muito rico em proteínas e cálcio, pode cobrir as quantidades necessárias desses nutrientes e ajuda a acelerar o metabolismo, gerando maior gasto calórico.

Entre os nutricionistas, ainda há discussão sobre a dieta de ovo, já que alguns ainda a consideram a causa do aumento do colesterol. Mas cada vez mais são aqueles que se juntam à nova tendência e endossam a dieta proteica com um alto teor diário de ovos.

Ovo: informações nutricionais

Os ovos são compostos pela gema amarela e pela clara branca translúcida cercada por uma casca protetora que pode ser branca ou marrom, dependendo da raça da galinha. É importante notar que a cor da casca não está relacionada à qualidade ou ao valor nutricional do ovo.

Este alimento é muito versátil na cozinha, pois é usado para preparações salgadas e doces. Também é o protagonista em pastelaria por suas propriedades coagulantes, espumantes e emulsionantes.

  • Quantas calorias um ovo tem? Um ovo de 100 gramas tem aproximadamente 155 calorias.
  • Quanta proteína um ovo tem? Um ovo de 100 gramas tem 13 gramas de proteína.

Também tem muitas outras propriedades e valores nutricionais. Um ovo de 100 gramas tem:

  • Vitaminas: complexo B (principalmente colina, riboflavina (B2) e B12), vitamina A e D.
  • Minerais como selênio, fósforo, zinco e ferro.
  • Fitoquímicos: luteína e zeaxantina.
  • Gorduras totais 11 gramas.
  • Ácidos graxos saturados 3,3 gramas, ácidos poli-insaturados 1,4 gramas e ácidos graxos monoinsaturados 4,1 gramas.
  • Colesterol: 373 mg.
  • Sódio: 124 mg.
  • Potássio: 126 mg.
  • Carboidratos: 1,1 gramas.
  • Açúcares: 1,1 gramas.

Propriedades da clara de ovo

De acordo com outro estudo realizado pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comer alimentos ricos em proteínas, como a clara de ovo, na hora do café da manhã, proporciona saciedade ao longo do dia, o que ajudará você a almoçar com menos apetite.

O estudo também mostrou que as pessoas que consumiram clara de ovo durante o café da manhã tiveram maior atividade cerebral nas áreas que controlam a sensação de saciedade.

Quantos ovos você pode comer por dia?

Está altamente comprovado que você pode comer até 3 ovos todos os dias da semana. Lembre-se de que, se o seu médico lhe fez alguma recomendação sobre a quantidade de ovo que você pode comer diariamente, siga o conselho dele, já que nem todo mundo precisa comer os mesmos alimentos. Isso depende das necessidades energéticas de cada um.

Antes de iniciar qualquer dieta, consulte sempre um nutricionista…

Deixe um comentário