Os ovos são um alimento que gera repercussões. Embora forneça valores significativos de cálcio e proteína, também é geralmente considerado como um dos alimentos que causam o aumento do colesterol ruim. Com o tempo, as tendências mudaram e é por isso que compartilhamos com você a dieta de ovo, um plano nutricional que, além de ajudá-lo a perder peso, contribui para a sua saúde.
Dieta de ovo: perca peso rapidamente
A Universidade da Louisiana, nos Estados Unidos, realizou um estudo que mostrou que as mulheres obesas que comiam mais de 2 ovos por dia durante 8 semanas perderam 60% mais peso, em comparação com outras mulheres que se submeteram a outro tipo de dieta.
O ovo causa perda de peso graças ao fato de que fornece muita saciedade, o que ajuda a reduzir o apetite.
Além disso, sendo um alimento muito rico em proteínas e cálcio, pode cobrir as quantidades necessárias desses nutrientes e ajuda a acelerar o metabolismo, gerando maior gasto calórico.
Entre os nutricionistas, ainda há discussão sobre a dieta de ovo, já que alguns ainda a consideram a causa do aumento do colesterol. Mas cada vez mais são aqueles que se juntam à nova tendência e endossam a dieta proteica com um alto teor diário de ovos.
Ovo: informações nutricionais
Os ovos são compostos pela gema amarela e pela clara branca translúcida cercada por uma casca protetora que pode ser branca ou marrom, dependendo da raça da galinha. É importante notar que a cor da casca não está relacionada à qualidade ou ao valor nutricional do ovo.
Este alimento é muito versátil na cozinha, pois é usado para preparações salgadas e doces. Também é o protagonista em pastelaria por suas propriedades coagulantes, espumantes e emulsionantes.
- Quantas calorias um ovo tem? Um ovo de 100 gramas tem aproximadamente 155 calorias.
- Quanta proteína um ovo tem? Um ovo de 100 gramas tem 13 gramas de proteína.
Também tem muitas outras propriedades e valores nutricionais. Um ovo de 100 gramas tem:
- Vitaminas: complexo B (principalmente colina, riboflavina (B2) e B12), vitamina A e D.
- Minerais como selênio, fósforo, zinco e ferro.
- Fitoquímicos: luteína e zeaxantina.
- Gorduras totais 11 gramas.
- Ácidos graxos saturados 3,3 gramas, ácidos poli-insaturados 1,4 gramas e ácidos graxos monoinsaturados 4,1 gramas.
- Colesterol: 373 mg.
- Sódio: 124 mg.
- Potássio: 126 mg.
- Carboidratos: 1,1 gramas.
- Açúcares: 1,1 gramas.
Propriedades da clara de ovo
De acordo com outro estudo realizado pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comer alimentos ricos em proteínas, como a clara de ovo, na hora do café da manhã, proporciona saciedade ao longo do dia, o que ajudará você a almoçar com menos apetite.
O estudo também mostrou que as pessoas que consumiram clara de ovo durante o café da manhã tiveram maior atividade cerebral nas áreas que controlam a sensação de saciedade.
Quantos ovos você pode comer por dia?
Está altamente comprovado que você pode comer até 3 ovos todos os dias da semana. Lembre-se de que, se o seu médico lhe fez alguma recomendação sobre a quantidade de ovo que você pode comer diariamente, siga o conselho dele, já que nem todo mundo precisa comer os mesmos alimentos. Isso depende das necessidades energéticas de cada um.
Antes de iniciar qualquer dieta, consulte sempre um nutricionista…