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Comer ovos é bom para emagrecer?

Além do fato de os ovos terem benefícios surpreendentes para a saúde, um estudo afirma que comê-los regularmente nos ajudaria a ter um IMC mais baixo.

Muitos de nós queremos emagrecer ao longo do ano. Embora a prática de atividade física regular ou mesmo caminhada possa contribuir para isso, a alimentação também tem um papel decisivo.

para isso, é frequentemente aconselhável limitar alimentos ultra processados, comer mais frutas e legumes. No entanto, o ovo também é um alimento que se deve considerar.

A frequência de consumo de ovos é determinante para o IMC

O ovo poderá ser um novo alimento a ser incorporado nas dietas de emagrecimento.

Pelo menos é o que afirma um estudo espanhol publicado em setembro de 2022 na revista especializada Clinical Nutrition.

Para este estudo, os pesquisadores contrataram um painel de voluntários e alunos. Todos tinham entre 18 e 30 anos de idade.

Em primeiro lugar, os pesquisadores determinaram seu IMC (Índice de Massa Corporal). Para isso, mediram o seu tamanho e avaliaram o seu peso. É esse número, geralmente entre 18 e 40, que determina se somos magros, se estamos com excesso de peso, muito acima do peso, entre outras categorias.

Em seguida, os voluntários foram divididos em 3 grupos com base no consumo semanal de ovos.

O primeiro grupo comeu ovos pelo menos 5 vezes por semana, o segundo grupo entre uma e quatro vezes. Quanto aos voluntários do último grupo, eles consumiam ovos menos de uma vez por semana.

Por fim, os pesquisadores compararam os IMCs dos membros de cada grupo para ver se havia uma ligação. E fica evidente que quanto mais ovos comemos, mais baixo seria nosso IMC. Assim, teríamos mais chances de ser magros ou perder peso.

Uma ingestão de proteínas interessante como parte de uma dieta

Esta consequência estaria ligada a um detalhe importante dos ovos: a sua ingestão de proteínas. Para se manter saudável, recomenda-se consumir 0,8 g de proteína por quilo de peso todos os dias. Assim, em uma pessoa que pesa 55 quilos, a ingestão diária de proteínas deve ser de 44g.

No entanto, hoje consumimos pouca proteína. Mas os ovos podem ser uma alternativa interessante porque um ovo contém cerca de 6g de proteína.

A proteína é um macronutriente muito importante para o corpo. De fato, ela faz com que nossos músculos cresçam saudáveis e fortes.

Além disso, quando ingerimos proteínas, o nosso corpo se sacia mais rapidamente. Como se não bastasse, a energia gasta pelo corpo para quebrar a proteína em moléculas menores é alta, ou seja, mesmo comendo proteínas você já está queimando calorias.

Assim, comer um ou mais ovos por dia permitiria obter a dose necessária para o bom funcionamento do nosso corpo sem afetar o ganho de peso.

Tenha cuidado, no entanto, porque você não deve consumir apenas ovos para emagrecer. Ainda é essencial combinar este alimento com frutas, vegetais e leguminosas para ter uma dieta equilibrada.

Mas eles podem se tornar uma fonte magra de proteína e, portanto, boa para a nossa saúde.

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