Você está visualizando atualmente Melhores alimentos para crianças

Melhores alimentos para crianças

Para manter uma alimentação saudável, é fundamental conhecer os melhores alimentos para crianças.

Assim sendo, ao longo desse artigo, conheça mais sobre os melhores alimentos para crianças.

Quais os melhores alimentos para crianças?

1. Salmão e outros peixes oleosos

Seus efeitos benéficos são devidos à qualidade de sua proteína e sua famosa gordura ômega-3. Além disso, eles fornecem vitaminas A, D, E, B6 e B12.

No entanto, deve ser lembrado que crianças menores de 3 anos de idade não são aconselhadas a comer peixe oleoso, devido ao seu teor de mercúrio.

2. Nozes

Este é um dos alimentos nutritivos que recomendamos que as crianças comam todos os dias. Um punhado é suficiente. Embora eles também possam ser consumidos em cremes (amendoim, amêndoa…). Eles são uma excelente fonte de fibras e boas gorduras.

Devemos saber que cada noz também tem propriedades especiais. Assim, as nozes são ideais para o coração e o cérebro.

3. Ovos

Eles são uma ótima fonte de proteína, vitaminas B e E e zinco. É aconselhável consumir ovos de boa qualidade. Até os 9 anos de idade, eles podem comer de 3 a 4 ovos por semana. Aqueles com mais de 9, até 1 por dia.

Leia também! Introdução alimentar: como incluir o ovo

4. Água

A hidratação é essencial para todos, mas ainda mais na infância. É aconselhável que eles bebam diariamente e com muita frequência.

Ajuda a manter a temperatura corporal e serve como meio de transporte e diluição do resto dos nutrientes.

5. Gorduras: azeite virgem extra e abacate

A palavra ‘gordura’ tem uma conotação negativa há muito tempo. Mas a realidade é que existem vários tipos de gorduras que são grandes aliados para o crescimento e desenvolvimento corretos das crianças.

Eles fornecem combustível ao corpo e ajudam algumas vitaminas a serem absorvidas. E, entre eles, dois se destacam por sua importância.

Azeite virgem extra, que devemos garantir que os pequenos consumam diariamente. E aqueles fornecidos pelo abacate, conhecidos por seus efeitos benéficos na saúde cardiovascular.

6. Iogurte natural

Além de ser uma boa fonte de cálcio, o iogurte natural contém bactérias “boas”. Esses microrganismos desempenham um papel essencial em nossa saúde, pois ajudam a repovoar a microflora intestinal e impedem que bactérias nocivas proliferem.

7. Lentilhas

Eles estão na nossa lista de alimentos nutritivos por suas muitas propriedades. Isso se deve à sua grande contribuição de proteínas vegetais, fibras, ferro e molibdênio, um mineral que nosso corpo precisa para quebrar medicamentos e substâncias tóxicas.

Além disso, eles são muito ricos em ácido fólico; eles cobrem aproximadamente 90% das necessidades diárias.

8. Brócolis e couve-flor (crucíferos)

Ambos os vegetais pertencem à família Cruciferous (Brassicaceae), juntamente com couve de Bruxelas, rúcula, repolho, couve e nabo. Esses vegetais são carregados com carotenoides, com grande poder antioxidante.

Entre eles estão a luteína, que melhora a saúde visual, e o betacaroteno, que protege a pele dos radicais livres. Além disso, eles contêm folatos, vitaminas C, E e K. Mas um componente-chave se destaca: os glicosinolatos (responsáveis pelo cheiro e sabor amargo), cujo consumo está relacionado a uma menor incidência de câncer.

Gostou desse conteúdo? Agora continue com a gente e confira 3 excelentes opções de receitas com ovos

Deixe um comentário