Para manter uma alimentação saudável, é fundamental conhecer os melhores alimentos para crianças.
Assim sendo, ao longo desse artigo, conheça mais sobre os melhores alimentos para crianças.
Quais os melhores alimentos para crianças?
1. Salmão e outros peixes oleosos
Seus efeitos benéficos são devidos à qualidade de sua proteína e sua famosa gordura ômega-3. Além disso, eles fornecem vitaminas A, D, E, B6 e B12.
No entanto, deve ser lembrado que crianças menores de 3 anos de idade não são aconselhadas a comer peixe oleoso, devido ao seu teor de mercúrio.
2. Nozes
Este é um dos alimentos nutritivos que recomendamos que as crianças comam todos os dias. Um punhado é suficiente. Embora eles também possam ser consumidos em cremes (amendoim, amêndoa…). Eles são uma excelente fonte de fibras e boas gorduras.
Devemos saber que cada noz também tem propriedades especiais. Assim, as nozes são ideais para o coração e o cérebro.
3. Ovos
Eles são uma ótima fonte de proteína, vitaminas B e E e zinco. É aconselhável consumir ovos de boa qualidade. Até os 9 anos de idade, eles podem comer de 3 a 4 ovos por semana. Aqueles com mais de 9, até 1 por dia.
Leia também! Introdução alimentar: como incluir o ovo
4. Água
A hidratação é essencial para todos, mas ainda mais na infância. É aconselhável que eles bebam diariamente e com muita frequência.
Ajuda a manter a temperatura corporal e serve como meio de transporte e diluição do resto dos nutrientes.
5. Gorduras: azeite virgem extra e abacate
A palavra ‘gordura’ tem uma conotação negativa há muito tempo. Mas a realidade é que existem vários tipos de gorduras que são grandes aliados para o crescimento e desenvolvimento corretos das crianças.
Eles fornecem combustível ao corpo e ajudam algumas vitaminas a serem absorvidas. E, entre eles, dois se destacam por sua importância.
Azeite virgem extra, que devemos garantir que os pequenos consumam diariamente. E aqueles fornecidos pelo abacate, conhecidos por seus efeitos benéficos na saúde cardiovascular.
6. Iogurte natural
Além de ser uma boa fonte de cálcio, o iogurte natural contém bactérias “boas”. Esses microrganismos desempenham um papel essencial em nossa saúde, pois ajudam a repovoar a microflora intestinal e impedem que bactérias nocivas proliferem.
7. Lentilhas
Eles estão na nossa lista de alimentos nutritivos por suas muitas propriedades. Isso se deve à sua grande contribuição de proteínas vegetais, fibras, ferro e molibdênio, um mineral que nosso corpo precisa para quebrar medicamentos e substâncias tóxicas.
Além disso, eles são muito ricos em ácido fólico; eles cobrem aproximadamente 90% das necessidades diárias.
8. Brócolis e couve-flor (crucíferos)
Ambos os vegetais pertencem à família Cruciferous (Brassicaceae), juntamente com couve de Bruxelas, rúcula, repolho, couve e nabo. Esses vegetais são carregados com carotenoides, com grande poder antioxidante.
Entre eles estão a luteína, que melhora a saúde visual, e o betacaroteno, que protege a pele dos radicais livres. Além disso, eles contêm folatos, vitaminas C, E e K. Mas um componente-chave se destaca: os glicosinolatos (responsáveis pelo cheiro e sabor amargo), cujo consumo está relacionado a uma menor incidência de câncer.
Gostou desse conteúdo? Agora continue com a gente e confira 3 excelentes opções de receitas com ovos