Você está visualizando atualmente Ovos e o bichinho de estimação

Ovos e o bichinho de estimação

O cuidado com a alimentação dos nossos animais é um dos pilares fundamentais para eles manterem a boa saúde, bem-estar e longevidade. E é aqui que o ovo se apresenta como um excelente candidato para atender a essa demanda.

Valor nutricional do ovo

Um dos grandes benefícios do ovo é que ele é uma das melhores fontes de proteína para a maioria dos animais, já que sua composição e disponibilidade de aminoácidos estão entre os mais altos entre os ingredientes comumente usados como fonte de proteína

Quanto à gordura do ovo, presente na gema, é majoritariamente monoinsaturada e, além disso, fornece uma grande quantidade de ácido linoleico, um ácido graxo poli-insaturado essencial para a grande maioria das espécies.

Finalmente, o ovo é uma importante fonte de micronutrientes, como vitaminas e minerais, fornecendo grande parte das necessidades diárias de nutrientes suficientes para os animais. 

Por isso, o ovo é considerado um alimento com alta densidade nutricional, fornecendo muitos nutrientes sem fornecer muitas calorias. Além disso, a casca pode ser uma fonte muito boa de cálcio para os animais.

Por todos esses aspectos, o ovo é considerado um alimento muito benéfico não apenas para cães e gatos, mas também para répteis e pássaros.

O ovo como alimento funcional

Além de seu valor nutricional, o ovo é considerado um alimento funcional porque contém componentes biologicamente ativos que beneficiam a saúde e reduzem o risco de certas doenças.

A luteína e a zeaxantina, carotenoides presentes na gema de ovo, são antioxidantes relacionados à melhoria da saúde visual e do sistema imunológico, bem como à redução do dano oxidativo durante o exercício em cães. 

Em gatos, os estudos são mais escassos, mas também indicam que a luteína tem um efeito imunomodulador.

Gostou de saber mais sobre os ovos e bichinho de estimação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog!

Deixe um comentário