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Ovos na alimentação: tudo o que você precisa saber!

Os ovos são um alimento barato e fácil de cozinhar, têm poucas calorias e são a base de muitas receitas, boas e rápidas de preparar. Dessa forma, os ovos na alimentação diária são essenciais.

Para ajudar você a entender mais sobre a importância dos ovos na alimentação, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Os ovos aumentam o colesterol?

Os ovos contêm colesterol, mas em quantidades moderadas: está presente apenas na gema e representa apenas 5% da gordura de um ovo (um ovo médio contém 190 mg e a dose recomendada é de 300 mg por dia).

65% é composto de ácidos graxos com uma alta porcentagem de ácido oleico, ômega 3 e ômega 6. Portanto, se o seu colesterol estiver sob controle, não tenha medo! Ele não irá subir se você consumir os ovos!

Se, no entanto, você sofre de hipercolesterolemia ou se precisa diminuir os níveis de colesterol no sangue, os ovos não são um alimento recomendado: é melhor comê-los com moderação ou tentar, pelo menos, evitar a gema.

Quantos ovos você pode comer por semana?

Se você seguir uma dieta hipocalórica, já que o ovo não é um alimento excessivamente calórico, você poderá comer com segurança 4 ovos por semana.

Para um esportista, que obviamente queima mais calorias, o número de ovos pode aumentar, isso porque eles não machucam o fígado, como costumamos acreditar. O importante é não exceder um consumo de 5/6 vezes por semana, para diversificar as fontes de nutrientes.

Como usar os ovos na alimentação?

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e é essencial para uma dieta saudável, pois permite uma distribuição correta da ingestão calórica em 24 horas.

Muitos estudos científicos mostraram que tomar café da manhã reduz o risco de obesidade. Mas é correto consumir apenas carboidratos ou é possível inserir proteínas como ovo de vez em quando?

Claro que sim, os ovos também ajudam a manter a forma! Uma pesquisa examinou os efeitos no apetite de dois tipos de café da manhã, um baseado em carboidratos e outro em base proteica, portanto contendo ovos.

Resultado? Aqueles que haviam comido os ovos se sentiram mais cheios e chegaram no almoço sem sentir fome.

Contudo, isso não significa abandonar o café da manhã tradicional com pão e torradas, pelo contrário! É recomendável comer carboidratos no café da manhã, porque eles são o combustível do seu corpo, mas, é importante variar sua dieta para não ficar entediado e poder continuar seu programa de perda de peso, por exemplo.

Os ovos são um alimento nutritivo, mas não completo, como todos os alimentos, mas se você os inserir em uma dieta equilibrada e os alternar com outros alimentos, também poderá apreciá-los pela manhã e começar o dia com determinação!

Gostou de saber mais sobre os ovos na alimentação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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